WordPress como um agregador de feed RSS

Para quem não é familiarizado, um web feed, ou só feed, é um método de transmissão de conteúdo entre sistemas. É utilizado principalmente para conteúdos atualizados frequentemente, portais de notícias e blogs. RSS (Really Simple Syndication) é um dos padrões mais adotados para esse tipo de comunicação.

Em outras palavras, você quer ler as últimas notícias do blog do WordPress.org mas não quer abrir o site? Com um agregador (ou leitor) de feeds, você pode assinar o feed de qualquer site que disponibilize. Ou seja, se inscrever ou desinscrever depende só de você e seu agregador, nada de enviar e-mails de inscrição, como em newsletters.

Eu comecei a utilizar feeds em 2016/2017, depois de muito tempo que eu já tinha ouvido falar na tecnologia. Na época minha sensação de estar desinformado, alienado, represado no cercadinho do Facebook, rede social que eu mais utilizava até então, me empurrou a buscar alternativas. Comecei a utilizar, e uso até hoje, o Feedly, como meu agregador. Então pensei, será que não daria para fazer um agregador de feed no WordPress? No que a @Anyssa me elucidou: “O WordPress já não faz isso?”

O WordPress já possui o bloco de feed rss, basta preencher o endereço do feed, especificar outros parâmetros, como a quantidade de notícias, e pronto.

Bloco RSS

Com isso uma prévia das notícias do feed serão exibidas na página, como podem ver a seguir, onde configurei o consumo do feed do blog do WordPress:

  • por Andre Ribeiro
    O WordPress 6.4.2 já está disponível! Esta versão apresenta 7 correções de erros no núcleo. Esta versão inclui correções para um erro que faz com que as listas de folhas de estilo e tema às vezes retornem resultados incorretos. Esta versão também possui uma correção de segurança. Como esta é uma versão de segurança, é […]
  • por Andre Ribeiro
    A equipe de segurança do WordPress está ciente de vários golpes de phishing em andamento que se passam pela equipe “WordPress” e da “WordPress Security Team” na tentativa de convencer os administradores a instalar um plugin que contém malware em seus sites. A equipe de segurança do WordPress nunca enviará um e-mail solicitando que você […]

Claro que isso é bastante básico, agregadores de fato, têm geralmente outros recursos, como ler a notícia toda sem ter de acessar o site, marcar lidos, etiquetas e etc. Porém eu fiz um estudo e melhorei um pouco essa ideia usando um bloco de accordion/collapse para separar os feeds. Vejam o resultado em Feeds.

Compartilhe
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x