O RSS é uma tecnologia com mais de 15 anos, mas que infelizmente ainda não é muito utilizada. Há tempos venho “ensaiando” sua utilização, porém quando o Google Reader morreu em 2013, deixei um pouco de lado a ideia. Recentemente, percebi que, como grande parte das pessoas, estava limitando os meus canais de informação às redes sociais, mais especificamente ao Facebook.
Eu curto as principais páginas de assuntos que me interessam no Facebook, e assim ficava ciente de novas notícias e informações dos veículos, tudo certo. Porém, há um claro problema na utilização do Facebook como canal de informação: ele não foi feito para isso. Tudo na rede não está voltado para atender esse tipo de demanda, seu algoritmo não irá exibir atualizações de todas as páginas que você segue, nem de todos os seus amigos. O Facebook não é uma plataforma que deseja ser a ponte entre você e outros sites, ele quer que você esteja lá, interaja por lá, veja conteúdo lá, e permaneça lá por quanto tempo sua paciência permitir.
Resolvi então finalmente utilizar o RSS. Como funciona? Explicando de forma não técnica, basicamente você deve utilizar um sistema que seja um leitor de RSS, e definir neste sistema quais sites (que disponibilizem os chamados feeds RSS) eu quero seguir. Simples assim. O meu leitor de RSS então será alimentado e atualizado com os feeds que eu defini, exibindo para mim as últimas novidades dos sites que eu me inscrevi.
Qual a vantagem de utilizar RSS? Os leitores foram feitos para te levar conteúdo, eles querem conectá-lo aos sites que você segue da melhor forma possível, são ferramentas feitas para atender esta demanda. Nada de conteúdo filtrado por algoritmos arbitrários.
Sem o Google Reader, que outro leitor temos? Bom, eu não fiz uma busca extensa, tenho utilizado o Feedly e estou muito satisfeito. Em pouco tempo de uso sinto que já estou mais bem informado e consigo acompanhar mais notícias do que jamais veria em qualquer rede social ou assinando newsletters, que fazem mais é poluir as caixas de email.

O Feedly possui limitação de compartilhamento de coleção de feeds e cadastramento de até, no máximo, 100 canais em sua versão gratuita, porém creio que para a maioria das pessoas deve atender muito bem.
Segue abaixo alguns dos sites que me inscrevi, sobre diversos assuntos. Sites de notícias, da área de games, WordPress, tecnologia e etc.
Sites que sigo
- Open Culture http://www.openculture.com/
- MIT Technology Review https://www.technologyreview.com/
- Nautilus http://nautil.us/
- Free Technology for Teachers http://www.freetech4teachers.com/
- El País http://brasil.elpais.com/
- Huff Post Brasil http://www.huffingtonpost.com
- Justificando http://justificando.com/
- Escreva Lola Escreva http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/
- Think Olga http://thinkolga.com
- WP Tavern https://wptavern.com
- Torque http://torquemag.io/
- Develop http://www.develop-online.net/
- Gamasutra http://www.gamasutra.com/
- Lady’s Comics http://ladyscomics.com.br
- Delirium Nerd https://deliriumnerd.com/
- Polygon http://www.polygon.com
- Risca Faca http://riscafaca.com.br
E você, já utiliza RSS? Pensa em utilizar? Recomenda algum site para se inscrever?
Atualização
O Claudio Sanches me falou da existência do The Old Reader, para quem não quiser utilizar o Feedly.
Resolvi pesquisar, tem muitos outros, alternativas open source, principalmente aplicativos Desktop. Vale a pena para quem não quiser se limitar no Feedly. Não irei listá-los pois são vários e não tenho experiência com eles, mas vale uma pesquisada para você decidir qual é o melhor pra você.
8 respostas em “Utilizando RSS para se manter informado”
Se não me engano você pode exportar seu RSS no feedly, exporta e compartilha aqui no post pra que fica mais fácil pra galera adicionar os sites que você segue.
Eu também parei com o RSS depois que o google reader morreu, até cheguei a usar o feedly por um tempo, mas perdi o costumo de acessar com frequência. Vou voltar, valeu pelo incentivo.
Vou dar uma olhada Leo, confesso que ainda estou me habituando com o sistema e não achei essa opção. Cara, que bom que tô te incentivando a voltar a usar, eu me motivei dessa sensação péssima de desinformação que o uso extensivo de Facebook vinha me causando, e pra me forçar a usar, coloco a home do Feedly logo de página inicial. Ele tem limitação de 100 fontes, mas creio que alguém com mais de 100 fontes, se não for jornalista, está com sérios riscos de estar mais é se desinformando do que se informando!
Voltei lá no feedly para dar uma olhada como estavam as coisas e lembrei que criei ele em uma época que escrevia um blog de séries, está cheio de sites de séries que eu usava para me manter informado e ter pauta para o blog, vou ter que fazer uma boa limpeza por lá para poder voltar a usar 😀
Aqui man, acessa o link abaixo que ele te da a opção de exportar um OPML com seus feeds, isso é lega para o caso de resolver mudar de leitor rss também.
http://feedly.com/i/opml
Valeu Leo! 🙂
Sempre fiquei curioso, mas sempre achei que tinha uma incapacidade inata de me colocar pra ler blogs, ou sites de notícia 😡 fiquei com vontade de desafiar essa noção. Aliás, uma fonte que sempre me recomendaram, e eu gostei bastante de alguns artigos deles já é o Nexo Jornal 🙂
Eu gosto bastante do Nexo! Pena que quando tentei adicioná-lo não consegui, parecia não ter feed (estranhei ainda mais por saber que ele foi desenvolvido em WordPress)
Acabei de descobrir que consigo adicionar uma nova fonte colando o endereço do site na barra de pesquisa, não dependo de ser exibida o ícone da extensão do navegador ou não. Nexo adicionado com sucesso 😀