WordPress como um agregador de feed RSS

Para quem não é familiarizado, um web feed, ou só feed, é um método de transmissão de conteúdo entre sistemas. É utilizado principalmente para conteúdos atualizados frequentemente, portais de notícias e blogs. RSS (Really Simple Syndication) é um dos padrões mais adotados para esse tipo de comunicação.

Em outras palavras, você quer ler as últimas notícias do blog do WordPress.org mas não quer abrir o site? Com um agregador (ou leitor) de feeds, você pode assinar o feed de qualquer site que disponibilize. Ou seja, se inscrever ou desinscrever depende só de você e seu agregador, nada de enviar e-mails de inscrição, como em newsletters.

Eu comecei a utilizar feeds em 2016/2017, depois de muito tempo que eu já tinha ouvido falar na tecnologia. Na época minha sensação de estar desinformado, alienado, represado no cercadinho do Facebook, rede social que eu mais utilizava até então, me empurrou a buscar alternativas. Comecei a utilizar, e uso até hoje, o Feedly, como meu agregador. Então pensei, será que não daria para fazer um agregador de feed no WordPress? No que a @Anyssa me elucidou: “O WordPress já não faz isso?”

O WordPress já possui o bloco de feed rss, basta preencher o endereço do feed, especificar outros parâmetros, como a quantidade de notícias, e pronto.

Bloco RSS

Com isso uma prévia das notícias do feed serão exibidas na página, como podem ver a seguir, onde configurei o consumo do feed do blog do WordPress:

  • por Andre Ribeiro
    Boas-vindas ao WordPress 6.0 Diga olá ao “Arturo” e ao WordPress 6.0, inspirado no músico de jazz vencedor do Grammy, Arturo O’Farrill. Conhecido por sua influência no jazz latino contemporâneo, Arturo gravou mais de 15 álbuns abrangendo um grande trabalho ao longo de cinco décadas. Reserve um tempo para explorar o WordPress 6.0, criado para […]
  • por Andre Ribeiro
    O WordPress 6.0 está programado para ser lançado na próxima semana, em 24 de maio de 2022! Esta versão RC3 é a última oportunidade para você testar e ajudar a contribuir fazendo com que a versão 6.0 seja excelente. Você pode conferir as alterações desde o lançamento do RC2 via Gutenberg e Trac. Instalando a […]

Claro que isso é bastante básico, agregadores de fato, têm geralmente outros recursos, como ler a notícia toda sem ter de acessar o site, marcar lidos, etiquetas e etc. Porém eu fiz um estudo e melhorei um pouco essa ideia usando um bloco de accordion/collapse para separar os feeds. Vejam o resultado em Feeds.

Compartilhe
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x