Recentemente conheci o Flow Launcher, que como seu nome sugere, é um launcher, um app que gerencia a inicialização de outros. Certo, mas para quê isso serve?
Para iniciar apps no Windows, você já dispõe de alguns métodos oferecidos pelo sistema operacional, afinal esta é uma de suas funções básica. Você pode, por exemplo, ir até a pasta em que o executável do programa está instalado e clicar duas vezes em seu ícone, embora o mais comum é que você tenha atalhos na barra de tarefas, área de trabalho, ou no menu iniciar.
Além disso o menu iniciar possui uma barra de pesquisa, que apresenta resultados de acordo com o termo pesquisado. Eu particularmente usava muito esse método, utilizando o atalho ctrl + windows para abrir o menu iniciar e então pesquisar pelo programa desejado.
Certo, mas então se há tantos métodos, e uma tão rápida como a busca do menu iniciar, para iniciar programas, por que utilizar um app? Na verdade não há nenhuma necessidade, mas o Flow tem alguns recursos que talvez possam te interessar.
O Flow Launcher, quando acionado, abre uma janela de comando sobre todas as janelas do seu ambiente. Por padrão o atalho de acionamento é alt + espaço, mas você pode configurar para o que quiser. Essa janela pode ser utilizada tanto para pesquisar programas a serem executados, como para buscar pastas e arquivos. Até então, nada que a pesquisa do menu iniciar não faça, entretanto os resultados do Flow costumam ser mais precisos.
Além disso, o Flow têm uma série de plugins que podem expandir suas funcionalidades, permitindo que você faça coisas como executar comandos do prompt, gerenciar eventos no Google Calendar, traduzir palavras, pesquisar e iniciar jogos da sua biblioteca Steam, realizar operações matemáticas dentre outras coisas. Também é possível, para quem quer se aventurar com código, escrever seus próprios plugins com C# (linguagem nativa do app), Python ou TypeScript.
Em resumo, é uma adição interessante com alguns recursos legais que podem ser úteis para seu dia a dia.